quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Plural de afegão e óculos B-)

Temos mais duas palavras difíceis quando se tratam de seu plural:
Qual é o plural de afegão? Afegões ou afegãos?
E como digo: ''o óculos'' ou ''os óculos''?
Duvida enviada pela Geise Ribeiro.

Laisa 1ºB

16 comentários:

  1. O certo é "os óculos".
    Francieli Alves Dos Santos 2°Ano "A"

    ResponderExcluir
  2. Vamos ao plural de afegão: a maioria dos falantes do Português prefere afegãos; uma pequena minoria opta pela variante afegães, que não pode ser condenada, mas que vai certamente sumir no passado. Se visitarmos o Espanhol, encontramos afgano, afganos, uma agradável confirmação de que a intuição majoritária de nossos falantes coincide com a estrutura que descrevemos no parágrafo acima. Quanto aos talibãs, escrevi sobre isso um artigo específico.

    2ºA Beatriz
    /wp.clicrbs.com.br/sualingua

    ResponderExcluir
  3. O certo é: OS ÓCULOS.
    Os meus óculos escuros caíram no chão.
    Existem muitas palavras que devemos usar na forma plural: os óculos, as núpcias, os parabéns, os pêsames, as férias (= descanso), as reticências…(retirado do site dicas de portugues com Ségio Nogueira)
    Ana Caroline Araujo
    2°A

    ResponderExcluir
  4. Vamos ao plural de afegão: a maioria dos falantes do Português prefere afegãos; uma pequena minoria opta pela variante afegães, que não pode ser condenada, mas que vai certamente sumir no passado. Se visitarmos o Espanhol, encontramos afgano, afganos, uma agradável confirmação de que a intuição majoritária de nossos falantes coincide com a estrutura que descrevemos no parágrafo acima. Quanto aos talibãs, escrevi sobre isso um artigo específico

    Thais cristina 2°A

    ResponderExcluir
  5. O certo é: OS ÓCULOS. Os meus óculos escuros caíram no chão. Existem muitas palavras que devemos usar na forma plural: os óculos, as núpcias, os parabéns, os pêsames, as férias (= descanso), as reticências?
    Ass: Clarice Freitas de Souza 2ºA

    http://www.joseferreira.com.br/noticias/educacionais/tira-duvidas-o-oculos-ou-os-oculos/

    ResponderExcluir
  6. Vamos ao plural de afegão: a maioria dos falantes do Português prefere afegãos; uma pequena minoria opta pela variante afegães, que não pode ser condenada, mas que vai certamente sumir no passado.
    fonte.claudio moreno
    alunas...geysa e sandra
    serie.2A

    ResponderExcluir
  7. o certo é dizer "os óculos"
    E o fato de "óculos"ser sempre plural não é por acaso:
    carregamos em nosso rosto um par de lentes.Cada lente é um óculo.É por isso que devemos dizer "os óculos".


    Marinara Oliveira 2°A
    Retirado do site:Português na Rede

    ResponderExcluir
  8. – Qual é a forma correta, “o óculos” ou “os óculos”?

    É comum ouvirmos pessoas dizendo “eu tenho um óculos…”, “eu comprei este óculos…”, “O óculos que eu vi naquela ótica estava caro.”, etc. Este é um erro cometido com muita freqüência até mesmo por jornalistas, apresentadores de programas televisão e outros profissonais de comunicação. Ocorre inclusive em mensagens comerciais de óticas e fabricantes de óculos. Médicos oftalmologistas também o cometem freqüentemente.

    - Mas por que é um erro?

    A palavra óculo (escrita assim mesmo, sem o “s”) tem o mesmo significado da palavra lente. Costuma-se dizer óculos porque ninguém usa apenas uma lente. Usam-se sempre duas. Como cada lente é um óculo, as duas são DOIS ÓCULOS.

    A regra é bem simples: “Sempre que o substantivo estiver no plural, o artigo (o, os, um, uns, a, as), o pronome possessivo (meu, minha, seus, tuas, nosso, etc.) e/ou o pronome demonstrativo (aquele, este, esse, esses, aqueles, estes, etc.) que estiverem relacionados a ele obrigatoriamente também estarão.” A palavra óculos (escrita assim, com “s”, porque usams sempre dois) está no plural. Portanto…

    1) Nunca se pode dizer:

    * este óculos, aquele óculos, o óculos, um óculos, etc.

    2) Sempre se deve dizer:

    * estes óculos, aqueles óculo, os óculos, um par de óculos, etc.


    2ºA Beatriz
    blig.ig.com

    ResponderExcluir
  9. É comum lermos propagandas em “out-doors”, revistas, etc., onde aparecem escritas formas erradas como “o óculos”, “seu óculos”, “aquele óculos”, etc. E não são raras as vezes em que essas formas são pronunciadas em programas e comerciais no rádio e na televisão. Porém as formas corretas são “os óculos”, “seus óculos”, “aqueles óculos”, etc., porque quem usa óculos usa sempre DOIS.

    A palavra “óculos” é plural de “óculo”. “Óculo” é o mesmo que “lente”. Usamos sempre DUAS lentes; portanto, DOIS óculos, sendo esta a razão da palavra estar no plural. Por isto, deve-se sempre dizer “meus óculos”, “esses óculos”, “estes óculos”, etc.

    Quanto à palavra “binóculo”, o “s” no final da palavra não é necessária porque o prefixo “bi” já nos diz que se trata de um conjunto de duas lentes: “bi” quer dizer “dois”, como em “bicampeão” (campeão duas vezes). Na verdade o binóculo tem quatro lentes, mas seu nome provém das duas lentes frontais.


    Thais cristina 2°A

    ResponderExcluir
  10. o plural de afegão é certamente afegãos.
    resposta encontrada no site:
    wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/08/afegao-afegaos/
    danieli novais 2°A
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. nom geovan n13 2ano.a o certo e os oculos

    ResponderExcluir
  12. o correto é dizer os óculos pois cada lente é um óculo.
    fonte: português na rede.
    elizete 2°A
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. De fato,óculos é substantivos plural,e por isso deveria se fazer acompanhar de artigos,adjetivos e pronomes no plural. E verbo também,quando óculos é o sujeito:
    ''Os óculos da vovó parecem sujos''

    www.portalentretextos.com.br

    Ianka Stefany 2º A

    ResponderExcluir
  14. O CERTO É OS OCULOS
    FONTE.Dilson Lages Monteiro
    ALUNA.GEYSA E SANDRA
    SERIE.2A

    ResponderExcluir
  15. Oculos é um substantivo plural certo? Assim,eu digo meus oculos estao arranhados,onde meus oculos estao? e coisas do genero.
    bom oculos é substantivo plurarl,quando o oculos é sujeito.

    Naiane 2 ano A.............

    ResponderExcluir
  16. Afegãos ou Afegães? Tanto faz. Há várias palavras terminadas em “ão” que aceitam dois plurais: AFEGÃOS e AFEGÃES, cirurgiães e cirurgiões, guardiães e guardiões, corrimãos e corrimões.Portanto, as duas formas estão corretas.
    O óculos ou os óculos? A palavra ÓCULOS deve ser usada somente no plural: “Os óculos escuros caíram no chão”.
    Fonte: http://g1.globo.com/platb/portugues/2007/06/

    Aline Pereira 1° Ano "C"

    ResponderExcluir